Colheita tardia ou Late Harvest: como o próprio nome diz, são feitos de uvas que permanecem por algumas semanas além do período regular de colheita nas videiras, o que ocasiona a desidratação da fruta e uma alta concentração de açúcar. O mosto obtido dessas uvas é muito espesso, quase um mel, e o volume, muito menor. Durante seu processo de produção é utilizada uma técnica que interrompe a fermentação pela adição de anidrido sulforoso ao mosto, preservando sua doçura e evitando que o açúcar seja transformado completamente em álcool. Este processo é originário da Alemanha onde se produzem os vinhos Spätlese e Auslese, sendo hoje utilizado em vários países da Europa e Novo Mundo.
Tipo: Vinho de Sobremesa
Castas: 56% Semillon e 44% Gewurztraminer
Teor Alcoólico: 12,80%
Açúcar: 96,55 g/l
Acidez Total: 3,59 g/l
PH: 3,34
Vinificação: Prensagem de uvas inteiras. Separação das bagas a 15°C durante 24 horas por decantação natural, Intensa fermentação alcoólica em tanques de aço inoxidável para 10ºC / 13ºC durante 15 a 20 dias. Agitação da borra na superfície do tanque.
Envelhecimento: 100% em tanques de aço inoxidável.
NOTAS DO ENÓLOGO
Visual: Cor amarelo esverdeado.
Aroma: Aromas florais junto com notas cristalizadas e laranjas.
Paladar: Em boca é redondo, encorpado, boa acidez e notas casca de laranjas. Acabamento agradável e muito longo.
Harmonização: Acompanha queijos como Roquefort, patê de foie gras no pão torrado baguete, sobremesas como Creme Brule, bolos de frutas e sobremesas frescas com base em chocolate.
Temperatura de Serviço: Entre 4°C a 6°C.